sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jogos nas aulas de Geografia-Dra. Michéle Tancman

Concluiu Licenciatura e Bacharelado em Geografia na UFF-RJ, fez especialização para Formação em Tutor ON-LINE e Fundamentos Teóricos_metodológicos. Università Ca´Foscari di Venezia, Ca´Foscari, Itália; uma pós-graduação na UFF em Org. Espacial do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia, também na UFF. A nossa entrevistada é a Dra. em Geografia Humana (USP) é a Michéle Tancman. Após a leitura da entrevista deixe seus comentários para a nossa entrevistada.

PPEG- WEB 2.O como utilização pedagógica em todos os níveis e modalidadades de ensino de Geografia, conte aos nossos visitantes como foi o oficina realizado com o Eduardo Pimentel no Encontro Nacional dos Geógrafos.

Michéle Tancman- Foi uma experiência muito boa, sentimos o grupo bem interessado em conhecer um pouco o poder integrador das ferramentas que compõe a WEB 2.0 e que são capazes de gerar uma dinâmica na distribuição de informações interativas e conhecimento na prática pedagógica principalmente em Geografia. Adorei.


PPEG- Darfur is Dying (Darfur está morrendo),para quem não sabe, Darfur está localizada no oeste do Sudão e predomina problemas como etnias rivais, região árida, milianos.... . Esse tipo de jogo pode interrelacionar com outras disciplinas?

Michéle Tancman- Antes de respondermos a pergunta, é interessante informar ao leitor do blog, o endereço do jogo que estamos nos referindo e permiti-los simular uma das vidas dos integrantes do jogo e como é um campo de refugiado que está constantemente sofrendo ataques eminentes. O endereço é http://darfurisdying.com/. Respondendo agora a pergunta, acreditamos que sim. É possível interrelacionar várias disciplinas através das Experiências virtuais simuladas pelos usuários neste jogo. O jogo discute o Genocídio em Darfur. A escola pode trabalhar a matemática, a História, redação, biologia, física entre outras. Ainda, trabalhar temas transversais, por exemplo: A questão do Gênero, direitos humanos, a importância da água, Saneamento ambiental entre outros.

PPEG- Qual a sua sugestão, para os nossos visitantes, de jogo para ser usado em sala de aula que não seja virtual ?

Michéle Tancman-Acredito em algumas dinâmicas bem legais. Por exemplo, fazer um júri simulado sobre um tema bem polêmico.

Silvana e demais responsáveis pelo blog Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia, parabenizo pela iniciativa do trabalho que vocês estão realizando e agradeço a oportunidade desta entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário