segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pede pra sair!!!

Não, não é sobre o filme Tropa de Elite que vamos abordar hoje, e sim da vida real , sem edição, sem dubles, que as Comunidades da Vila Cruzeiro e do Complexo do Morro do Alemão passaram desde o final da semana passada.. Convidamos o e Mestre de Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Graduado em GEOMENSOR pela Universidade de Uberlândia UFU Geógrafo Lourenço da Silveira que atualmente é técnico do Departamento de Recursos Hídricos-SEMA-RS. Após a leitura do texto deixe seus comentários.No final do texto tem um mapa do google maps sobre os fatos que ocorrerão no Rio de Janeiro. Estamos solidários que as duas comunidades que foram os atores principais e com participação especial as três forças de segurança.

Finalmente o Estado reocupando o Território

O que está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro é que o Estado, no sentido amplo, está reocupando um território que era ocupado por pessoas que utilizavam a coação como forma de dominação territorial. Esse 'poder paralelo' agia como pequenos “feudos” onde o criminoso-governante atuava coagindo a população, fazendo a mesma de refém de seu interesses econômicos.

Agora o Estado mudou a estratégia de invasão apenas para dominação do território. Esse tipo de estratégia está promovendo uma mudança pelo ponto de vista da população que tempos anteriores enxergavam os criminosos como substitutos do Estado, pois pediam auxílio para os que dominavam o território. Finalmente nossos políticos leram dois livros clássicos “Arte da Guerra” de Sun Tzu e “O Príncipe” de Maquiável. O primeiro ensina a vencer os inimigos e o segundo ensina como um governante deve tratar sua população. E obviamente Yves Lacoste “A Geografia serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra”, que mostra através da Geografia (a geopolítica, o conhecimento do terreno, e a capacidade de organizar diferentes informações) é a melhor maneira de uma sociedade organizada e democrática tem como atender as demandas da população.

Uma mudança se nota pelo apoio da população das áreas 'reconquistadas' com relação a atitude do Estado. Porque finalmente o Estado esta cumprindo seu papel, dando proteção a população, porém devemos lembrar que não é apenas esta ação repressiva e ofensiva contra criminosos, teremos que inserir nessas áreas conflituosas escolas, posto de saúde, e perspectivas sócio-educativas dando qualificação e oportunidades para as pessoas moradoras nestes territórios consigam ser aceitas no 'asfalto', principalmente, com possibilidade de ascensão social não pelo crime e sim pelo mérito.

Mapa arrastões que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro, clique aqui e confira.

Um comentário: