sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aquecimento Global ou Resfriamento Global? _ Físico Dr. Luiz Carlos Mollion

Em 1969 formou-se em Bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP, depois em 1975 tornou –se PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, USA , Pós-doc em Hidrologia de Florestas, Instituto de Hidrologia, Wallingford, Inglaterra (1982) e acadêmico do Wissenschaftskolleg zu Berlin (1990). Esteve recentemente na UFPEL –RS, participando de uma palestra onde o seu tema era Aquecimento Global :mito ou verdade?. O assunto é polêmico e nós convidamos para encerrar esse ciclo de entrevista o Luis Carlos Mollion. Deixe seus comentários para o nosso entrevistado.


PPEG - Em um trecho do seu artigo: Desmistificando o Aquecimento Global, mostra que dados temperatura média global confirma a hipótese e mostram que 1998 foi o ano mais quente dos últimos anos, ou seja, o aquecimento global parece ter acabado em 1998. Nisso, por que em livros didáticos ainda abordam como aquecimento global e não como resfriamento global e qual o papel da mídia para a sociedade?

Luiz C. Molion - Os livros didáticos deveriam se ater ao conhecimento científico comprovado e suas limitações e não enfatizar uma hipótese não comprovada.O clima sempre foi variável e muitas civilizações prosperaram com clima quente e muitas desapareceram com clima frio. Infelizmente, a imprensa, nacional e estrangeira, dá uma ênfase exagerada ao aquecimento do clima antropogênico. Em particular, a nossa mídia, televisada e escrita, apenas repete o que vem de fora, sem fazer críticas. Talvez isso ocorra ou por falta de conhecimento, desinteresse dos jornalistas sobre o tema, ou conivência e interesses escusos dos controladores desses veículos de comunicação. A mídia está impondo uma anestesia, uma verdadeira lavagem cerebral aos cidadãos comuns, que ficam com a impressão que o homem é responsável pela mudança no clima, o grande vilão. A mídia deveria ser “neutra”, ouvir opiniões contrárias, um veículo de informações apenas e não um instrumento partidário. Mas isso já aconteceu antes. No início dos anos 1940 se dizia que o mundo estava “fervendo e estava sufocante” com o aquecimento natural que ocorreu entre 1925-1946. E, no início dos anos 1970, ao contrário, se dizia que estávamos à beira de uma nova era glacial, devido ao resfriamento global que ocorreu entre 1947-1976. Parece difícil tentar justificar os 3 últimos invernos rigorosos que o Hemisfério Norte sofreu sob o argumento que o mundo está se aquecendo.


PPEG- N a mesa redonda apresentada no XVI Encontro Nacional dos Geógrafos -ENG-2010: As transformações climáticas em diferentes escalas de análise e consequências para a sociedade, foi mostrado na sua apresentação uma foto do primeiro explorador na Antártica onde mostra o nível do mar naquela época. Conte aos nossos visitantes que não puderam estar no evento, sobre essa foto.


Luiz C. Mollion- A foto é uma marca ("V") de onde estava o nível do mar em 1841, quando o Cap. Sir. James Clark Ross, explorador da Antártica e Austrália mandou um marinheiro gravá-la em uma rocha da "Ilha do Morto" ( Isle of Dead), Tasmânia. Afoto , tirada na maré baixa é de 2004 e a variação local da maré é de aproximadamente 1 metro. São passados 170 anos e o nível do mar continua na mesma marca. PPEG - Caso fosse convidado a ministrar uma aula, com um colega da Geografia, qual seria a prática pedagógica poderia desenvolver com o tema Resfriamento Global?




Luiz C. Molion - Os alunos poderiam entrar no site do Goddard Institute for Space Studies (GISS/NASA) e baixar séries de dados de temperatura de várias localidades ao redor do Planeta e plotar as séries para se convencerem que os termômetros de localidades rurais apresentam tendência de resfriamento, na sua maioria. As séries de temperaturas de grandes centros urbanos apresentam tendência crescente devido ao efeito de ilha de calor urbana. Outra prática seria plotar as temperaturas em anos de El Niños de várias para notar que El Niños aquecem o planeta, fato notório durante o período 1977-1998, em que ocorreram vários El Niños intensos. Sua freqüência está prevista diminuir nos próximos 20 anos, portanto, seria mais um argumento em favor do resfriamento.




PPEG - Indique aos nossos visitantes livros sobre o Resfriamento Global.



Luiz C. Molion - Dois livros brasileiros: “ A Farsa do Aquecimento Global, de Geraldo Lino, e “Aquecimento Global: Ciência ou Religião”, de Gustavo Baptista e dois estrangeiros: "The Chilling Stars a New Theory of Climate Change" de Henrik Svensmark e Nigel Calder, e "The Unstoppable Global Warming - Every 1.500 Years", de Fred Singer e Dennis Avery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário